Afinal, adoçante pode ou não? Vamos falar sobre isso?

Por Portal Opinião Pública 25/05/2023 - 13:05 hs
Foto: Divulgação

Dr. Luiz Marcelo Chiarotto Pierro

No dia 16 de maio uma nova diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o consumo de adoçante não oferece benefícios significativos a longo prazo para reduzir a gordura corporal em adultos e crianças. Isso é, não adianta tomar refrigerante zero para não engordar. Os adoçantes também não ajudariam a reduzir riscos de câncer ou diabetes. A OMS incluiu essa recomendação em um conjunto de diretrizes para "estabelecer hábitos alimentares saudáveis ao longo da vida, melhorar a qualidade da dieta e diminuir o risco de doenças não transmissíveis em todo o mundo", afirma o comunicado.

Segundo relatório, o uso prolongado de adoçantes aumentaria o risco de DM tipo 2, doenças cardiovasculares e morte prematura em adultos.

A OMS pede que as pessoas considerem outras formas de reduzir a ingestão de açúcar, como consumir frutas e outros alimentos naturalmente adoçados, além de alimentos e bebidas sem nenhum tipo de açúcar. Informa ainda que os adoçantes “não são fatores dietéticos essenciais e carecem de valor nutricional”, disse Francesco Branca, diretor de Nutrição e Segurança Alimentar da OMS.

A recomendação não se aplica a todas as pessoas, exceto indivíduos com diabetes pré-existente, e inclui todos os adoçantes sintéticos, naturais ou modificados que não são classificados como açúcares encontrados em alimentos e bebidas industrializadas ou vendidos separadamente em alimentos e bebidas.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se pronunciou. Em comunicado, destacou que o estudo da OMS não tem como objetivo rever o perfil de segurança dos adoçantes sem açúcar. “A recomendação é condicional, já que há necessidade de reunir mais informações sobre as consequências versus os benefícios da sua adoção, sugerindo aos países que ampliem a discussão em seus territórios, incluindo dados sobre a extensão de consumo dessas substâncias pela população nacional”.

Bom, segundo relatório, o adoçante que era o herói, virou vilão. Exceto para as pessoas com diabetes que não podem de maneira alguma ingerir açúcar, não existe outro motivo para usar adoçantes. As bebidas zero não evitam o aumento de peso, apenas tiram o malefício do açúcar e colocam o provável malefício do adoçante.

Agora, nos resta aguardar o posicionamento de outras entidades científicas a respeito deste estudo.

Um forte abraço.